top of page

©2015-2016 Tecnoseul

 

Deus Abençoe

 

DIAC - diodo avalenche bidirecional

O DIAC é um elemento simétrico que consequentemente não possui polaridade.Sua estrutura é muito simples,sendo bastante similar a de um transistor bipolar(que estudaremos mais a frente).Sua concentração de impurezas é aproximadamente a mesma em ambas as junções.

O princípio de funcionamento do DIAC baseia-se na aplicação de uma tensão alternada entre seus terminais,independente da polaridade e só conduzirá quando essa tensão ultrapassar um certo valor.Esta tensão é denominada tensão de ruptura e seu valor está em torno de 30V.

Quando se aplica uma tensão positiva ou negativa sobre os terminais de um DIAC,produz-se um fluxo muito pequeno de corrente de fuga,até que a tensão chega no ponto de ruptura.Neste momento,a junção polarizada inversamente,sofre uma ruptura por avalanche e acima desse ponto,a características da tensão x corrente equivale a uma resistência negativa,ou seja,a corrente aumenta consideravelmente enquanto a tensão diminui.

Concluímos então que quando o valor da tensão aplicada ao DIAC é menor do que a tensão de ruptura ele se comporta-se como um interruptor aberto,bloqueando assim a passagem da corrente elétrica.Para valor maior que a tensão de ruptura,o DIAC se comporta como um interruptor fechado,conduzindo a corrente elétrica.

A pricipal aplicação do DIAC é como elemento auxiliar no disparo do SCR e do TRIAC,nos circuitos de controle de potência tais como:

-controles graduais de luminosidade;

-controle de velocidade de motores;

-controle de calefação.

Símbolo

Dê uma ajuda ao site.Clique em fechar propaganda após 5      segundos na parte superior direita da página.Obrigado.

bottom of page